Oradores
Sessão de Abertura
Rita Messias
Presidente da Direção da APEFOR
Habilitações Académicas:
Licenciada em Administração de Empresas pelo IPB e em Ciências Psicológicas pela Universidade do Porto.
Pós-Graduação em Ciências da Educação- Especialização em educação de Adultos pela Universidade do Minho.
Mestrado em Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho pela Universidade do Porto (não conferente de grau).
Formanda em diversos cursos de gestão, coordenação e operacionalização de ações de formação profissional, Coaching e marketing digital.
Experiência Profissional:
Gestora e coordenadora de projetos de formação profissional, financiados por programas operacionais, desde 1995.
Sócia Fundadora e Diretora Geral da Consultua – Ensino e Formação profissional, desde 1999.
Responsável pelo desenvolvimento de cursos de formação pedagógica de formadores e formadora de cursos de atualização de formadores desde 1998.
Responsável pelo desenvolvimento de cursos de Educação e Formação de Adultos desde 2001.
Diretora do projeto de conceção e elaboração de recursos técnico pedagógicos para cursos EFA de nível básico, em 2007.
Responsável pela organização e operacionalização de processos RVCC desde 2005.
Cofundadora e Presidente da APEFOR – Associação Portuguesa de Entidades Formadoras desde 2018.
José Ferreira Gomes
Reitor da Universidade da Maia
Habilitações Académicas:
Licenciado em Economia pela Universidade Lusíada (1991), pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade Lusíada (1993), conclusão da parte escolar do mestrado em Administração e Políticas Públicas do ISCTE (2000).
Experiência Profissional:
Desde dezembro de 2014 e até 2022 foi presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Temático Inclusão Social e Emprego.
Entre fevereiro de 2012 e dezembro de 2014 foi presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).
Entre fevereiro de 2009 e fevereiro de 2012 foi secretário técnico (equiparado a subdiretor-geral) do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).
Entre março de 2003 e janeiro de 2009 foi chefe de projeto (equiparado a diretor de serviços) da Estrutura de Análise de Projetos dos Eixos I, II e IV (EAP) do Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), em acumulação com o cargo de chefe de projeto da Estrutura de Projeto de Gestão e Análise da Intervenção Setorial Desconcentrada do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social de Lisboa e Vale do Tejo.
Entre maio de 2001 e janeiro de 2009 foi chefe de projeto (equiparado a diretor de serviços) da Estrutura de Projeto de Gestão e Análise da Intervenção Setorial Desconcentrada do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social de Lisboa e Vale do Tejo.
Entre maio de 1995 e maio de 2001 foi chefe de divisão da Unidade Técnica de Análise da Região de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, I. P.
Entre janeiro de 1992 e maio de 1995 foi técnico superior no Instituto do Emprego e Formação Profissional/Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo – Direção de Serviços de Análise e Acompanhamento de Projetos (DL-SAAP).
PAINEL 1 - Atualização do Catálogo Nacional de Qualificações na Nova Era Digital
Pedro Oliveira
Diretor de Formação da ATEC
Habilitações Académicas:
Licenciado em Psicologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com uma especialização em Psicologia das organizações e do trabalho.
Experiência Profissional:
Diretor de Formação Profissional na ATEC onde, anteriormente, exerceu os cargos de Diretor Técnico & Comercial e Diretor de Formação e Inovação. Responsável pelas tipologias de Formação de dupla certificação desenvolvidas na ATEC e pelo desenvolvimento de inúmeros projetos de formação & consultoria para entidades e empresas envolvendo equipas técnicas multidisciplinares tanto em Portugal como em Angola. Possui uma vasta experiência em Gestão de Projetos de Consultoria, Formação para empresas e Formação Profissional de Jovens e Adultos (Tipologia Aprendizagem, CET e EFA).
Iniciou a sua vida profissional em 1989 na produção dos estaleiros navais da Lisnave onde, posteriormente, assumiu funções de técnico de formação e formador comportamental e assumia a responsabilidade pelo departamento de recrutamento . Em 1997 assumiu o cargo de Diretor Geral do Centro de Formação da Solisform.
Vice-Presidente da Comissão Sectorial para a Educação e Formação – IPQ.
Filipa Henriques de Jesus
Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP
Habilitações Académicas:
Licenciada em Sociologia pelo ISCTE, 1999.
Experiência Profissional:
Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, I. P., em regime de substituição, de 21 de janeiro de 2019 até à presente data.
Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego do XXI Governo Constitucional.
Coordenação do trabalho dos adjuntos, técnicos especialistas e restante pessoal do Gabinete.
Conceção, implementação e acompanhamento de políticas na área da educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida (Programa Qualifica), em parceria com a área governativa do Ministério da Educação (ME).
Conceção, implementação e acompanhamento de políticas de emprego e formação profissional.
Acompanhamento da execução dos fundos comunitários nas áreas da aprendizagem ao longo da vida, emprego e formação profissional.
Secretária técnica do Programa Operacional Capital Humano (PO CH).
Responsável pela equipa de análise do eixo 3 do PO CH, nomeadamente pelas tipologias de operação dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e do sistema de Aprendizagem.
Responsável pela área de Estudos da empresa Parque Escolar, EPE.
Estudos no âmbito do programa de modernização de escolas secundárias e assessoria técnica ao Ministério da Educação e Ciência (MEC) em assuntos relacionados com a rede de infraestruturas escolares.
Identificação dos projetos prioritários de modernização de escolas para o período de programação 2014 -2020 — Portugal 2020.
Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Educação do XVIII Governo Constitucional.
Coordenação do trabalho dos assessores, adjuntos e restante pessoal do Gabinete.
Negociação com Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) de matérias relativas à partilha de responsabilidades entre o ME e os Municípios.
Negociação de fórmula de financiamento dos contratos de associação que o ME celebra com escolas do ensino particular e cooperativo.
Adjunta da Ministra da Educação do XVII Governo Constitucional.
Implementação da medida «Escola a tempo inteiro» (ensino do Inglês e outras atividades de enriquecimento curricular aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico).
Acompanhamento do programa de expansão da rede de educação pré -escolar nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Acompanhamento do processo de transferência de competências para as autarquias locais.
Conceção e implementação da reforma do ensino artístico especializado da música.
Assessora do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, I. P., para a área dos Sistemas de Informação e Auditoria.
Assessora do Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social do XIV Governo Constitucional.
Membro do Comissariado Regional do Sul de Luta Contra a Pobreza (destacamento do Instituto da Segurança Social).
Luís Caseiro
Diretor do Departamento de Formação e Desenvolvimento do Grupo Salvador Caetano
Habilitações Académicas:
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusíada.
É certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para Professores. Iniciou a atividade, em 1987, na consultoria de GRH/Formação, tendo desenvolvido e monitorado várias ações de formação das áreas de Gestão de Recursos Humanos, Comunicação, Liderança, Atendimento/Vendas e Formação de Formadores.
Experiência Profissional:
Em 1999 assumiu a direção da Formação Profissional do Grupo Salvador Caetano, no âmbito da qual é responsável pela definição e gestão da formação dos colaboradores, responsável pela Formação e Qualificação de Jovens nos centros de formação do GSC.
Coordenou o Centro Novas Oportunidades e vários projetos no âmbito do desenvolvimento de colaboradores e em representação do Grupo Salvador Caetano.
Carlos Vieira
Vice-Presidente da ANESPO
Habilitações Académicas:
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas, pela Católica Lisbon School of Business & Economics (1996).
Pós-Graduado em Gestão e Organização Industrial pela Universidade Lusófona (2000) e em Gestão pelo ISG – Instituto Superior de Gestão (2009).
Tem um curso executivo em Liderança Social para Gestores, pela Católica Porto Business School (2023).
Frequenta atualmente o curso de Chief Sustainability Officer, pela mesma business school.
Experiência Profissional:
Diretor Executivo para a Formação Executiva na Católica Porto Business School.
Membro efetivo da Ordem dos Economistas e da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Professor Convidado do ISG – Instituto Superior de Gestão (2018-2021), Vice-Presidente e CFO do Sporting Clube de Portugal (2013-2018), CEO do Grupo Ensinus (2007-2016), Administrador do Grupo UNISLA (2011-2013), Professor no ISCAD e ULHT (2004-2007), Diretor no Grupo Media Capital (2002-2007), Manager na Vodafone (1998-2002) e Auditor na PWC (1996-1998).
Vice-Presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais e da AMRE – Associação de Mediadores de Recuperação de Empresas e é membro da Direcção da CNEF – Confederação Nacional da Educação e Formação.
Vogal do Conselho Fiscal da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e membro do Conselho Consultivo da Associação dos Albergues Noturnos do Porto – IPSS.
Vogal do Conselho de Administração da Academia do Empresário – Centro de Formação para o Empreendedorismo, Gestão e Liderança, centro protocolar do IEFP.
PAINEL 2 - Alinhar rumo ao Futuro: O Papel da Educação e Formação Profissional no crescimento sustentado das pessoas, das organizações e das sociedades
José Luís Reis
Professor da Universidade da Maia
Habilitações Académicas:
Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade de Minho e Professor com o título de especialista em Gestão e Administração pelo IPAM Porto.
Curso Universitário em Docência Online e Competências Digitais pela Universidade Europeia de Madrid.
Experiência Profissional:
Professor Auxiliar da Universidade da Maia-UMAIA, professor adjunto convidado do ISCAP.PP – ISCAP.
Atualmente é diretor do departamento de ciências empresariais e coordenador do mestrado em Transformação Digital na UMAIA, diretor do polo de investigação LIACC-UMAIA e participa em vários projetos relacionados com a transformação digital, a mobilidade e PBL.
É membro integrado do LIACC-Laboratório de Inteligência Artificial e das Ciências da Computação sediado na FEUP e membro colaborador do CEOS.PP/ISCAP.
Coordenou e participou em projetos nacionais e internacionais na área da GSI, do marketing aplicado e do planeamento estratégico.
Autor de trabalhos e artigos científicos nos domínios da modelação de sistemas de informação, personalização, sistemas de informação de marketing, data mining e IA.
É autor, coautor e editor de vários livros, nomeadamente: Marketing Personalizado – Tecnologias e Sistemas de Informação, Gamification Model for SME, Marketing no Agroalimentar – Fundamentos e estudos de caso, Marketing and Smart Technologies, Sistemas de Informação: Diagnósticos e Prospectivas e Digital Marketing Trends.
Anabela Solano
Diretora de Serviços da Direção de Serviços de Qualidade e Acreditação – DGERT
Habilitações Académicas:
Licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Pós-graduada em Organização e Gestão da Formação pela Universidade de Psicologia e Ciências da Educação, Lisboa. Formação avançada em Gestão Pública – FORGEP, pelo INA.
Experiência Profissional:
Iniciou a sua carreira profissional, em 1993, no Centro de formação agrícola em Almeirim como técnica da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
Entre 1996 e 1998, colaborou ativamente na criação do departamento de formação da CAP, em Lisboa.
Em 1999, integrou os quadros do Instituto para a Inovação na Formação (INOFOR), onde desempenhou funções no Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras.
Em 2007, foi nomeada Diretora de Serviços da Direção de Serviços de Qualidade e Acreditação, cargo que ocupa até hoje, com a responsabilidade de gerir e coordenar as atividades do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho – DGERT.
Mafalda Isaac
Diretora Geral da B-Training Consulting, Mafalda Isaac
Habilitações Académicas:
Executive Coach pelo ICC.
Pós-Graduada em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos e Licenciada em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL).
Experiência Profissional:
Exerceu atividade profissional, desde 2002, como Gestora de Formação e Consultora/Formadora numa empresa de Consultoria e Formação Profissional, gerindo clientes, concebendo e realizando estudos de análise de necessidades e de impacto da formação, e ministrando formação nos vários eixos da área Pedagógica e Comportamental.
Desde 2004 é Responsável por uma das sucursais de outra empresa de Consultoria e Formação Profissional, assumindo funções de Gestora e Coordenadora de Formação, procedendo à orientação Pedagógica de várias equipas de Formadores; elaboração de propostas de formação; contacto direto com o Cliente enquanto responsável de vários projetos formativos; elaboração de manuais e outros materiais pedagógicos; elaboração de propostas ao abrigo dos diversos QCA’s; desenvolvimento do processo de Renovação da Homologação do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores; e desenvolvimento de processos de Acreditação junto do ex-IQF, atual DGERT.
Desde dezembro de 2007, é Partner e Diretora Geral da B-Training, Consulting , exercendo funções enquanto Responsável de Formação ao nível do Departamento de Formação Profissional e do Departamento de Consultoria de E-Learning.
Lúcia Santos
Gestora de Formação e-Learning da Zona Verde
Habilitações Académicas:
Possui habilitação académica de nível superior na vertente de ensino e uma pós-graduação em Ferramentas de Inteligência Artificial para o ensino e formação.
Experiência Profissional:
É Coordenadora Pedagógica e Gestora da plataforma de formação à distância da ZONAVERDE, desde 2008.
Possui mais de 15 anos de experiência na criação e edição de conteúdos adaptados à formação à distância e conceção e desenvolvimento de cursos e-learning.
É ainda formadora nas áreas da coordenação e gestão da formação, na conceção de recursos pedagógicos e na plataforma moodle.
Paulo Peixoto
Diretor da Região Norte da ATEC
Habilitações Académicas:
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Eletrónica e Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), desenvolveu o seu mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Complementou a sua formação com vários cursos na área da Gestão e Liderança, dos quais se destacam o Curso de Gestores de Elevada Performance (GEP), o Programa de Liderança Volkswagen – FBQ (Führungskräfte-Basis-Qualifizierung) e o Programa Avançado em Liderança da Porto Business School.
Experiência Profissional:
Acumula uma experiência de 23 anos ligados à área da Formação. Iniciou a sua atividade em 2001 como formador da área técnica ao nível da formação profissional e formação empresarial.
Em 2008 integrou a área Comercial onde acompanhou vários projetos em empresas de grande dimensão em Portugal Continental e ilhas.
Em 2009 assume a responsabilidade pela Delegação de Matosinhos da ATEC, sendo responsável pela implementação, nesta delegação, da estratégia definida ao nível da formação profissional.
Foi, em 2012, o Gestor do Projeto da abertura de dois novos espaços de formação em Braga e S. João da Madeira, destinados à realização de Cursos de Formação Profissional Especializada para a indústria da região.
Em 2015 assume a responsabilidade pela atividade da ATEC no Norte do país, na função de Diretor da Região Norte, tendo como missão principal a definição, em estreita articulação com a Direção Geral, da estratégia de desenvolvimento da atividades da formação profissional e da formação e consultoria para as empresas da região.
É, desde 2020, responsável nacional pela Equipa de Qualidade e Inovação Pedagógica da ATEC.
PAINEL 3 - As Pessoas no Centro das Organizações
Viana Abreu
Presidente da ISPC
Habilitações Académicas:
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Telecomunicações e Informática (FEUP).
Formação Internacional em Psicologia, Autodesenvolvimento e “Peak Performance”.
Coach – Formação Internacional certificada pela ICF – International Coach Federation (EUA).
Experiência Profissional:
CPMC – Certified Professional Master Coach e CMCT – Certified Master Coaching Trainer, pelo ISPC – International School of Professional Coaching.
Diretor/Gerente de várias empresas de Marketing.
Presidente/Fundador da APCOACHING – Associação Portuguesa de Coaching; Diretora/Fundadora do Portal do Ser.
Master Coaching Trainer certificado pelo CMCT.
Formador/Palestrante – áreas de coaching e auto-desenvolvimento.
Sofia Manso
CEO da Academia da Felicidade e Diretora Pessoas e Felicidade do Grupo Bernardo da Costa
Conselho Felicidade Lobos.
Direção Pessoas e Felicidade no Grupo Bernardo da Costa desde março de 2024.
Chief Executive Officer da Academia da Felicidade desde setembro de 2023.
Coach Profissional. Keynote Speaker | Criadora de conteúdos.
Ausenda Oliveira
Presidente da Comissão Técnica 219 – Norma Portuguesa da Felicidade: NP 4590:2023 – Bem-Estar e Felicidade Organizacional e Coordenadora da Pós-Graduação em Gestão de Bem-Estar e da Felicidade Organizacional, IU Ega Moniz
Apresentação:
A• Pair Up, sócia fundadora
• Presidente Comissão Técnica 219 | Bem-Estar e Felicidade Organizacional
• Coordenadora Pós-Graduação em Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional na Egas Moniz – School of Health & Science
Atividade Profissional atual:
Atividade profissional atual
• Presidente Comissão Técnica 219 | Bem-Estar e Felicidade Organizacional (ONS/APEE)
• Coordenadora Pós-Graduação em Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional
(Egas Moniz – School of Health & Science)
• Docente pós-graduação em Coaching Executivo e Práticas Positivas (ISLA Santarém)
• Formadora Felicidade Organizacional (Academia Fale Menos Influencie Mais)
• Membro Conselho Científico APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial)
• Sócia Fundadora Pair Up (desde 2019)
• Sócia Fundadora Ambi 22 (desde 1992)
Formação Complementar 2ª Vida Profissional
• Pós-Graduada em Coaching Executivo: Liderança e Culturas de Coaching (NOVA SBE)
• Executive Coach Professional Certificate (Henley Business School) and International
Coaching Federation (ICF) Member
• Certified Bucket List Coach
• Pós-Graduada em Gestão de Pessoas e Felicidade Organizacional (UA)
Formação Base 1ª Vida Profissional
• Docente Ensino Superior (NOVA FCT e Egas Moniz de 1985 a 2014)
• Mestre em Biotecnologia/Engenharia Bioquímica (Técnico Lisboa)
• Licenciada em Química Aplicada/Biotecnologia (NOVA FCT)
PAINEL 4 - Sustentabilidade no Ensino e Formação Profissional
Luís Manuel Ribeiro
Diretor do Departamento de Formação do IEFP
Habilitações Académicas:
Pós-Graduação em Ciências da Educação – Especialização em Administração Educacional – UTAD;
Licenciatura em Professores do Ensino Básico/Educação Física ESE-IPG
Componente curricular do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário – UTAD;
FA>AP – Formação Avançada para Dirigentes Superiores da Administração Pública – INA
FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública – ISCTE.
Técnico Superior de Segurança no Trabalho;
Formador com Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização em Gestão/Coordenação de Formação.
Experiência Profissional:
Ingressa na Administração Pública nos Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Técnico Superior do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real do IEFP, I.P;
Técnico Superior do Núcleo de Formação Profissional dos Serviços de Coordenação da Delegação Regional do Norte do IEFP, I.P;
Coordenador do Núcleo de Formação Profissional dos Serviços de Coordenação da Delegação Regional do Norte do IEFP, I.P;
Chefe de Equipa de Projeto de Transição Digital do IEFP, I.P.;
Presidente do Conselho de Administração do CESAE DIGITAL (Função atual);
Diretor do Departamento de Formação Profissional do IEFP, I.P. (Função atual).
Funções Complementares:
Membro dos Grupos de Acompanhamento do Comité Coordenador das Componentes C16-i01: Capacitação Digital das Empresas e C16-i02: Transição Digital das Empresas, no âmbito do PRR:
– Emprego + Digital 2025;
– Academia Portugal Digital;
– Comércio Digital;
– Aceleradoras de Comércio Digital;
– Internacionalização via E-commerce;
– Bairros Comerciais Digitais;
Participação em vários grupos de trabalho sobre Formação Profissional;
Participação, como membro da comissão organizadora, em congressos e seminários;
Participação, como orador, em congressos, conferências, seminários e workshops;
Formador interno do IEFP, I.P.;
Membro do Conselho Consultivo da AEP;
Membro do Conselho Consultivo do IFP-CESPU;
Membro do Conselho de Curadores da Fundação AEP;
Membro da Comissão Setorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade;
Isabel Gradil
Chefe de Equipa do Ensino e Formação Profissional na Agência ERASMUS+
Sandra Veloso
Coordenadora de Projetos da EPRALIMA
ENCERRRAMENTO
Jorge Pereira
Presidente da Assembleia Geral da APEFOR
Habilitações Académicas:
Licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
MBA em Marketing pela Católica Porto Business School.
Experiência Profissional:
Empreendedor e fundador de diversas empresas e marcas desde 1994.
Atualmente CEO da ZONAVERDE (Zona Verde) Formação à medida para empresas, e-learning Consultoria em sistemas da qualidade, projetos e candidaturas PT2020, ACADEMIA ZONAVERDE, DIGITALGREEN, Marketing, lojas online, desenvolvimento à medida, PORTAL DAS CONSERVAS (venda online de conservas de peixe), CONFERÊNCIAS 360º, ONLINE 365.
Domingos Oliveira Silva
Presidente do Conselho de Administração da Maiêutica